Para qual idade a leitura é importante? A resposta é muito simples: TODAS!
Desde dentro da barriga, o bebê já pode ouvir historinhas. Você sabia disso?
Mesmo durante a gravidez, o bebê já recebe a estimulação por meio das vibrações que são transmitidas em meio a leitura. Esse ato de carinho traz inúmeros benefícios, pois ao ouvir a voz da mãe (e do pai também) contando histórias, além de contribuir para o vínculo entre pais e filhos, ajuda o bebê no seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e, é claro, o literário.
Quando o bebê nasce, a leitura se torna ainda mais importante. Por mais que eles ainda não saibam falar, a sua leitura pode ajudá-lo a conhecer o mundo, as palavras e os sons.
A criança vai crescendo e aprendendo várias coisas: como se viram as páginas, que a leitura acontece da esquerda para direita, o formato das letras, como se formam as palavras, que as histórias têm início, meio e fim, e vários outros aprendizados. Por isso, esses momentos farão toda a diferença futuramente no seu desempenho na escola.
Depois que a criança aprende a ler, os pais não ficam “livres” em deixar a criança lendo sozinha, não! Várias propostas podem sem colocadas em prática: Como um debate sobre o livro, invenções de novos finais e brincadeiras de fantoches recontando as histórias.
Ver que os pais apoiam e participam dessa prática motiva ainda mais o interesse da criança pela leitura.
Sente e leia para o seu bebê. Leia e converse sobre o livro com a sua criança. Mergulhem juntos no universo da leitura! Todos aprendem e todos se divertem!
Aline Cristina Silva
Escritora
@meumundodeescolhas