Imagine essa cena…
Um cesto com alguns livros e uma criança bem pequena ao lado dele, que pega os livros, explorando suas características, texturas, imagens… ela levanta ou se arrasta e entrega o livro para o adulto que está por perto, essa criança já viveu isso alguma vez, foi prazeroso, foi interessante e por isso ela quer viver esse momento infinitas vezes.
Existe um encanto nessa cena!
Quando a criança que desde muito pequena tem a sua disposição livros e um adulto que lê pra ela, inicia de forma natural no mundo letrado, inicialmente oferecemos livros de tecido, plástico ou cartonado mais grosso, pois é uma fase em que a criança usa todo o corpo para se apropriar dos objetos, sendo assim precisamos prever e disponibilizar livros que suportem as investidas e pesquisas dos bebês e das crianças pequenas.
Nosso prazer e interesse, despertam o desejo na criança de participar desse momento, por isso é muito comum ser solicitado muitas vezes e talvez com o mesmo livro, crianças gostam da repetição. Esse momento não se repete somente pelo desejo do livro, mas também pelo prazer de estar junto do adulto, pelo afeto envolvido neste contexto de ler, olhar, aguardar e escutar, por essa presença onde o vínculo vai sendo regado e cuidado.
São os primórdios do comportamento leitor, sendo construído recheado de memórias e afeto.
Leia para o seu bebê, leia para a sua criança, leia para você e desfrute dessas experiências tão significativas e afetivas.
Thais Malara
Pedagoga, psicopedagoga e idealizadora do @atelieaurora.gja, um espaço de infância e formação de professores.