E quem cuida de mim?

Quem de vocês …cuidador, seja de uma criança com TEA, TDAH, TOD, síndromes genéticas ou raras ou com qualquer outro diagnóstico, já não fizeram essa pergunta?

“Quem cuida de quem cuida”?

Ser cuidador é um desafio difícil e desgastante!

Na maioria dos casos, os cuidadores deixam de ter vida própria, sendo obrigados a dedicar-se em tempo integral aos seus, mas você já parou pra pensar que você também precisa se cuidar?

Vamos pensar em uma viagem de avião! A orientação dos comissários de bordo é perfeita para as pessoas que vivem na condição de cuidador! Primeiro se deve colocar a máscara de oxigênio em você, para depois por em outra pessoa!

Pensando nos socorristas, ocorre o mesmo! Primeiro eu, e só após, a vítima!

ASSIM FUNCIONA NA VIDA!

Primeiro cuide de você, para ficar bem e cuidar do seu ente amado!

Encontrar um tempo, por menor que seja, para cuidar de si. Fazer algo que goste, ler um livro, ver um filme, fazer atividade física, coisas que funcionem como uma higiene mental e mudem o foco. Psicoterapia inclusive se inclue aqui, como parte do cuidar de si!

Sempre é possível, nem que seja por algumas horas você pensar em você! Não é egoísmo!

Cuidar do outro, por mais nobre e necessário que seja, exige tempo, energia, afeto, paciência e resignação.

Sabemos que em muitas ocasiões, os amigos se afastam, parentes não fazem aproximação e muito menos se envolvem, quando é um escolar dificilmente possuem grupo de colegas ou será convidado para festinhas! Muitos casamentos são desmoronados e empregos perdidos!

Você que lê esse post agora, crie sua rede de apoio, confie em alguém!

Deixe ser cuidado também!

Você que tem algum conhecido que cuida de alguém, seja rede! Seja apoio! Espalhe amor! Olhe com carinho para essa família, às vezes um telefonema com um simples “como você está ?” Ou simplesmente uma boa escuta, já fará toda diferença no dia dessa pessoa!

Ninguém vive sozinho, precisamos uns dos outros. Todo o bem que buscamos no caminho, passa pelo prazer de fazer o bem em favor do próximo.

União, empatia, reconhecimento e mais amor por favor!

“Amar é enxergar os outros, no reflexo do seu espelho” Mc Beth

Karini Pirajá

@karinipgnunes.fonoaudiologa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *