Sua criança troca as letras “p” e “b” ou vice-versa? O que pode estar acontecendo?
Existem aquelas crianças que apresentam dificuldade em perceber a diferença no traço de sonoridade entre os fonemas surdo e sonoro, confundindo os fonemas /p/ e /b/.
pote ou bote?
Se faz importante relatar que as trocas surdo-sonoro NÃO são esperadas para o desenvolvimento normal da criança e necessitam de intervenção terapêutica do fonoaudiólogo para serem corrigidas.
Por outro lado, também podem acontecer erros/trocas, devido ao traçado gráfico parecido do p e b, diferenciando-se pela posição da haste – p haste para baixo, b haste para cima. Esses erros SIM, podem fazer parte do processo de apropriação do sistema ortográfico do português e serem superados ao longo da escolarização e não somente acontecem em quadros de dislexia, como alguns pensam.
Em resumo, dificuldades como estas relacionadas ao traçado das letras, podem aparecer enquanto a criança ainda está em processo de construção da escrita e perdurarem até o segundo ano do ensino fundamental, não mais que isso. Na dúvida, não deixe de procurar a avaliação de um profissional especializado.
E aí vocês podem me perguntar:
– Como prevenir a confusão, do ponto de vista visual, entre as letras?
Jogos como LINCE e 7 ERROS ajudarão no desenvolvimento da discriminação visual, o que facilitará a percepção quanto às diferenças sutis entre letras (p, b, d…) e números (6, 9…).
E também não poderia deixar de mencionar o jogo das letras P e B lançado recentemente com a “Vamos brincar”. Você já conhece?
Esse jogo tem o objetivo de trabalhar as trocas surdo-sonoro, mas pode ser adaptado para o trabalho com aquelas crianças que confundem o formato parecido das letras p e b minúsculas.
Vale relatar que apesar desse jogo possibilitar uma forma divertida de aprender, ele jamais substituirá a necessidade de realizar uma avaliação e possível acompanhamento com o fonoaudiólogo.
Restou alguma dúvida? Faça contato e terei prazer em orientá-los.
Fga. Adriana Belshoff
@adrianabelshoff.fono