Sou Luciana Farias, fonoaudióloga, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga. Estou na área da educação há 27 anos e há 10 anos na saúde. Atuo no ambiente clínico e educacional e venho apresentar informações importantes sobre minha paixão: a linguagem e aprendizagem.
A fluência na leitura vem recebendo considerável atenção nas pesquisas estrangeiras, mas ainda é pouco estudada no Brasil. Sabemos o quanto a fluência de leitura é necessária para a compreensão textual, e esse é um dos principais desafios dos alunos.
Pensando nisso o Jogo de NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA foi criado para facilitar a estimulação dessa habilidade. Poderá se beneficiar deste recurso lúdico: crianças, jovens e adultos com dificuldades em se lembrar dos nomes de pessoas, objetos, que pulam palavras ou linhas no momento da leitura, que tenham dificuldades em manter o foco de atenção visual e pessoas com dificuldades em gerar respostas rapidamente .O indivíduo também poderá melhorar a capacidade de acessar palavras já conhecidas, de manter o foco de atenção visual e gerar respostas rapidamente.
A tarefa de nomeação rápida está fortemente associada com o desenvolvimento da decodificação de palavras, sendo considerada como preditivo de futuro sucesso na leitura, com maior influência para as tarefas alfanuméricas -dígitos e letras. (Dencklae Rudel, 1974).
A lentidão em tarefas de nomeação rápida sugere uma dificuldade na integração dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos na leitura fluente. (Capellini et. al.,2017).
Esta habilidade está descrita na nova Política Nacional de Alfabetização (PNA) como uma habilidade preditora importante para o processo de alfabetização.
Você pode utilizar em terapia, sala de aula, nas brincadeiras em casa e no teleatendimento.
Uma forma prática e divertida de estimular a fluência da leitura.
A minha paixão pela educação nasceu desde o início de minha jornada de trabalho fazendo magistério. Foram muitos os desafios, e já nessa época estudava bastante através de cursos de formação continuada. Fui aluna do curso “Um Salto para o Futuro: um olhar sobre a escola”, oferecida na época pelo governo na Secretaria de Educação (SEDU). Discutíamos sobre educação na prática.
Quando entrei na graduação de fonoaudiologia, não imaginei que minha paixão pela linguagem escrita iria crescer a medida que aprendia cada conteúdo com meus professores, e que nasceria a paixão pela linguagem oral, pois meu objetivo era aprimorar em voz.
Minha primeira pesquisa na área da aprendizagem foi no trabalho de conclusão de curso da graduação em fonoaudiologia. Pesquisei sobre a Influência da Estimulação da Consciência Fonológica para Aquisição de Leitura e Escrita.
Esse foi o passo inicial para entrar de cabeça nesse universo da aprendizagem.
Depois veio a segunda especialização, em Neuropsicopedagogia, que é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Para isso, busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Foi como se fosse amor a primeira vista. A partir de então passei a estudar cada vez mais essa área, que hoje faz toda diferença em minha prática clínica e educacional.
Tive a oportunidade de aprender com especialistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, como Simone Capellini, Taís Ciboto, Ana Luiza Navas, Monique Herrera, Cido Soares, entre outros que me inspiram a buscar mais formação e informação.
Estou tão apaixonada pela aprendizagem que comecei a desenvolver e-books e jogos em parceria com a Renata do Kit Vamos Brincar. Confira aqui no site em Recursos Lúdicos o jogo de NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA.
Luciana Farias dos Santos
Fonoaudióloga – CRFa 6-8128/ES
Pedagoga – Psicopedagoga Institucional – Neuropsicopedagoga Clínica
(27) 996071486 @lufarias_fono
Agradeço e louvo o facto de ter disponibilizado as imagens e as suas palavras explicativas.