Que a leitura amplia a linguagem, é fertilizante para imaginação e desenvolve habilidades de foco e concentração todos nós já sabemos e reconhecemos sua importância.
Mas nesse tempo tecnológico que vivemos entendo que a leitura possa ir além e se tornar um instrumento de conexão entre membros da própria família.
É tão comum dentro de cada lar encontrarmos pais, mães e filhos mergulhados em um mundo virtual, cada um em um ambiente totalmente distinto e que não converge! E assim vão passando os minutos, os dias e até a semana.
E nesse ambiente de tanta desconexão a leitura familiar pode entrar e ser um ponto de encontro. Você já pensou que pode ser legal fazer uma leitura coletiva no seu lar?
Escolha um livro em que a temática seja de interesse de todos, defina um horário e cada dia um será responsável pela leitura de um capítulo em voz alta, para que todos acompanhem.
Aqui em casa já fizemos algumas vezes e as crianças ficam sempre animadas, sem contar que quando finalizado o capítulo acontece aquele bate papo gostoso, sobre o que será que vai acontecer no capítulo seguinte?
A conexão já inicia na escolha do livro, os combinados para leitura familiar, assim como as longas conversas a respeito do desenrolar da estória.
Crianças precisam adquirir o hábito da leitura, mas precisam mais ainda de atenção e amor de seus pais e cuidadores. Com a leitura coletiva familiar, vamos nutrindo não só a cognição, mas também o coração.
Experimente!
Elaine Costa
Psicóloga – CRP 06/79297
Mãe do Rafael – 12 anos e Luiza – 8 anos
@psicologa_elaine_costa
A leitura nos leva para um mundo fantástico, em família se torna mágico!
Obrigada por compartilhar essa rica experiência ?