A leitura é um dos principais caminhos para chegar ao conhecimento e ao aprendizado, por isso é recomendada desde a gravidez, dando continuidade na rotina do bebê e conforme a criança vai crescendo. É preciso incentivar e estimular, seja com um adulto lendo as histórias, quando a criança não sabe ler ou deixando os livros em um local de fácil acesso até virar um hábito diário na rotina da família e da criança.
Para que seja um momento prazeroso, lúdico e divertido, precisamos ficar atentos a alguns detalhes:
Para crianças até 2 anos
As histórias devem ser curtas, com uma imagem em cada página, mostrando coisas simples e atrativas. Nesta fase, indico os livros de pano, madeira e plástico, além de fantoches, dedoches, entre outros.
Crianças de 2 a 3 anos:
História rápida com pouco texto e poucos personagens. O tema deve se aproximar ao máximo do meio em que a criança vive. Imagens grandes e com poucos detalhes. Também é indicado o uso de fantoches e, nesta fase, a música chama muita atenção da criança, por isso livros sonoros são muito recomendados. O livro-vocabulário também é uma boa opção, já que contribui diretamente para o desenvolvimento da fala.
Crianças de 3 a 6 anos:
Os livros adequados a esta fase devem propor vivências relacionadas ao cotidiano familiar da criança por meio dos textos curtos e imagens divertidas. Livros com dobraduras simples (ex: livro pop-up) são bem aceitos nessa fase também. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas, objetos característicos e até a voz. A criança acredita, realmente, que quem está lendo faz parte da história e assim ela se torna mais atrativa.
A dica que eu deixo aqui é para estabelecer uma rotina com os livros, se você não consegue definir um horário, não tem problema, mas é importante que a leitura seja um hábito diário. Não podemos esquecer de respeitar o tempo-limite de cada criança e a interação durante a leitura, é preciso deixar a criança imaginar, falar, mostrar e interagir o quanto quiser.
Samantha Valdívia
Pedagoga e Jornalista
Blog @meumundoinfantil