O PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein, psicólogo e educador romeno, radicado em Israel, fundador e diretor do Instituto Feuerstein, orgão sediado em Jerusalém, Israel.

Este programa está projetado para desenvolver e estabelecer os fundamentos cognitivos de aprendizagem.

O PEI é um programa voltado a potencialização da inteligência e baseia-se na teoria da modificabilidade cognitiva estrutural e na experiência de aprendizagem mediada. Elas partem do princípio de que todos podem aprender, e a inteligência pode ser desenvolvida pela mediação, uma vez que ela é dinâmica e modificável.

É um programa que trabalha com habilidades cognitivas por meio de exercícios estruturados com foco no desenvolvimento das funções cognitivas específicas; as atividades partem das mais simples para as mais complexas, do fácil para o difícil, do concreto para o abstrato.

O PEI reforça e desenvolve as funções cognitivas que habilitam o mediado a definir problemas, fazer conexões, estabelecer relações, impulsionar a motivação intrínseca a controlar a impulsividade e tomar decisões.